Infraestrutura Administrativa

INFRAPCV.png

A infraestrutura administrativa do PCV está instalada no térreo do Bloco C67, no Campus Sede da UEM, e foi meticulosamente planejada para atender às diversas necessidades do Programa. O espaço conta com um ambiente multiusuário climatizado, com aproximadamente 29 m², destinado exclusivamente às aulas das disciplinas do Programa, capaz de acomodar até 25 alunos, equipado com carteiras e cadeiras almofadadas, quadro branco, Datashow fixo, mesa para o docente e conexão à internet, tanto via Wi-Fi quanto por cabeamento. Além disso, há um ambiente climatizado multiusuário de estudo, com cerca de 26 m², pensado para a permanência dos alunos - especialmente dos bolsistas - e que dispõe de mesas individualizadas, bancadas, armários e microcomputadores Desktop, micro-ondas, geladeira, promovendo um ambiente propício à concentração e ao trabalho colaborativo.

 Para a realização das defesas dos trabalhos, o PCV possui sala climatizada de 10 m², equipada com uma mesa, cadeiras para os membros das bancas avaliadores e para ouvintes, uma TV de 55 polegadas integrada a um sistema de multimídia para videoconferência, completo com câmeras, o que facilita a comunicação remota e a apresentação dos projetos e defesas de trabalhos.

A infraestrutura também abrange uma sala de 16 m² destinada à Secretaria Acadêmica, equipada com um balcão para atendimento, mesa, computador, impressora, telefone e armários, bem como uma sala de 11 m² para o Coordenador do Programa, localizada próxima à Secretaria, que dispõe de uma mesa para reuniões com capacidade para quatro pessoas, além de uma mesa individual, telefone e computador Desktop.

Complementando os espaços, há um almoxarifado de aproximadamente 5 m² destinado ao armazenamento de arquivos diversos, e o funcionamento administrativo do PCV é assegurado por uma servidora efetiva, Joseane Rodrigues Finoti Candido Candil.

Cabe mencionar que, enquanto a infraestrutura do PCV está instalada no térreo do Bloco C67, as salas destinadas à permanência dos docentes situam-se no segundo pavimento do mesmo bloco, promovendo uma integração eficiente entre as áreas de ensino e trabalho.

Com a expansão do número de alunos devido ao início do curso de doutorado em 2024 e a crescente demanda por recursos, tornou-se evidente a necessidade de melhorias urgentes na infraestrutura do PCV. Obras de adequação do espaço físico são fundamentais para garantir condições adequadas ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, didáticas e de pesquisa. Dessa forma, ao final do ano de 2024 foi realizado uma licitação (Edital N. 90015/2024-DMP - Concorrência Eletrônica) para a construção de novas salas de permanência para os alunos de Mestrado e Doutorado do PCV e posterior ampliação da sala de aula. As obras iniciaram em março de 2025, com área total de invenção de 62,45m² e com investimento de R$ 133.041,06.

Essas melhorias não apenas viabilizarão um ambiente mais propício à formação acadêmica de alto nível, mas também terão um impacto positivo na qualidade e no volume das pesquisas realizadas, fortalecendo ainda mais o Programa.